Rezar a Vida
Rezar a Vida
E, de repente, chegou Dezembro...
Que neste Natal, cada lágrima se transforme num sorriso, cada amargura em sabedoria e cada coração numa casa aberta para acolher a todos. Deixemos Jesus transformar o nosso coração e que a luz do presépio em Belém ilumine os nossos lares e as pessoas da nossa vida. O Natal só faz sentido quando o amor de Cristo nos inspira a acolher, perdoar e a cuidar do próximo.
Façamos como Maria e José, que nos ensinam a cuidar uns dos outros com amor, mostrando-nos que a família é o nosso maior tesouro e que só quando colocamos o outro em primeiro lugar, conseguimos contruir famílias fortes, seguras e felizes.
Que o espírito do Natal encha os nossos corações da bondade do nosso Salvador e nos traga a magia da esperança, a alegria da união e a paz que transcende todas as fronteiras!
A Missão Católica de Língua Portuguesa na Suíça Central deseja-lhe um santo Natal e um Próspero Ano Novo.
Und plötzlich ist der Dezember gekommen…
Möge in dieser Weihnachtszeit jede Träne zu einem Lächeln werden, jede Bitterkeit zu Weisheit und jedes Herz zu einem offenen Haus, das alle aufnimmt. Lassen wir Jesus unser Herz verwandeln, und möge das Licht der Krippe unsere Häuser und die Menschen in unserem Leben erleuchten. Weihnachten hat nur dann Sinn, wenn die Liebe Christi uns dazu bewegt, einander aufzunehmen, zu vergeben und uns umeinander zu kümmern.
Folgen wir dem Beispiel Mariens und Josefs, die uns inspirieren, einander mit Liebe zu begleiten. Sie zeigen uns, dass die Familie unser größter Schatz ist und dass wir nur dann starke, sichere und glückliche Familien aufbauen können, wenn wir den anderen an erste Stelle setzen.
Möge der Geist der Weihnacht unsere Herzen mit der Güte unseres Erlösers erfüllen und uns den Zauber der Hoffnung, die Freude der Gemeinschaft und den Frieden schenken, der alle Grenzen übersteigt!
Die Katholische Portugiesen Mission der Zentralschweiz wünscht Ihnen ein gesegnetes Weihnachtsfest und ein frohes neues Jahr.
A nossa Missão é ativa, celebramos Missas em Português, temos Catequese, grupos Corais, grupos de jovens, Grupos de preparação para o Crisma, preparações de Baptismos, preparações de Casamentos, reuniões de Catequistas, reuniões de Pais, acompanhamos as pessoas, visitamos os doentes, Festas de Nossa Senhora de Fátima… diversas festas e eventos na Comunidade ao longo de cada ano Pastoral.
É uma Missão de Língua Portuguesa que abrange os Cantões de: Luzern, Zug, Obwalden, Nidwalden, Uri e Schwyz.
Os Católicos de Língua Portuguesa não possuem Igreja própria. Agrupam-se assim no seio de uma Missão que encontra os seus laços junto de diversas paróquias territoriais.
A Missão é composta por 5 Comunidades:
Baar, Erstfeld, Ibach, Luzern, Schenkon.
Iniciamos o tempo de Advento e, por conseguinte, um novo Ano Litúrgico e Pastoral, com um apelo à vigilância. Não aconteça que o tempo passe sem nos apercebermos... Afinal, é o próprio Jesus que diz aos discípulos: “estai vós também preparados!”. O Advento é um caminho de preparação para o Natal para celebrarmos o mistério da Incarnação de Deus. Tão grande mistério precisa de ser bem preparado, para ser celebrado com mais fecundidade.
Na reta final deste Ano Jubilar, como “peregrinos de esperança”, podemos questionar-nos sobre os aspetos da nossa vida a que temos de prestar maior atenção e como nos podemos preparar ainda melhor para deixarmos Jesus incarnar mais em nós. Por isso, é importante avaliar como foi o crescimento pessoal e em comunidade cristã, isto é, sinodalmente, ao longo do último Ano, para percebermos que caminho podemos continuar a trilhar juntos, para sermos sementes de um verdadeiro “jardim da Esperança”, na história da Igreja que estamos a viver hoje.
4° Domingo do Advento
José não compreende tudo, mas confia. No silêncio, acolhe o mistério e segue com fé o caminho traçado por Deus. Também nós somos convidados a confiar, mesmo quando o plano de Deus nos parece incompreensível. Hoje, a Palavra chama-nos à serenidade e à obediência do coração. Que saibamos, como José, escutar no silêncio a voz que nos guia e dar passos firmes na confiança.”
FESTA DO ACOLHIMENTO - BAAR E EMMEN - 26.10.2025
Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemos-nos de que a sua presença também se manifesta nos aspectos mais simples do nosso quotidiano. Vamos viver um desses momentos! Os meninos e meninas do 1º ano da nossa catequese juntamente com seus pais, o Sacerdote , as suas catequista e com as Comunidades, vamos celebrar a Festa do Acolhimento. Deus escolheu o brilho dos olhinhos das nossas crianças para chegar até nós e nos iluminar. Acolhamos estas crianças com todo o nosso amor e alegria de filhos de Deus, sabendo que, nelas, é o próprio Deus que acolhemos
A capela na da nossa Missão
Weystrasse 8 - Luzern