Cinzas
A imposição das cinzas é um rito penitencial e chama a atenção de cada homem para a “própria realidade”: “ lembra-te que és pó e ao pó hás - de voltar”.
Mas também chama cada um à renovação interior: “arrependei-vos e acreditai no Evangelho”.
A cinza é o fruto da “ queima” de ramos de oliveira benzidos no domingo de ramos.
Com a imposição das cinzas, os cristãos iniciam o tempo estabelecido para a purificação do espírito.
Este rito penitencial vem da tradição bíblica e tem-se mantido nos costumes da igreja universal, significa a condição do homem... e expressa a vontade interior de conversão.
Com este rito, o homem inicia o caminho da sua conversão que tem a sua meta na reconciliação com o Pai.
Quaresma: oração, jejum, caridade, partilha, reflexão sobre a palavra de Deus.
Nas nossas 5 Comunidades ,em todas elas, celebraremos, neste próximo fim de semana,1 ° Domingo da Quaresma, a Eucaristias com a Benção e Imposição das Cinzas.
P. Aloísio Araújo
A Palavra de Deus deste VI Domingo do Tempo Comum lembra-nos que a fé não se vive apenas no cumprimento exterior de normas, mas na transformação do coração. Jesus não rejeita a Lei, mas leva-a à sua plenitude, mostrando que a raiz do bem e do mal está nas atitudes interiores e na forma como nos relacionamos.
Esta Palavra interpela a nossa comunidade (paroquial) a cuidar da qualidade das relações. Não basta reunir-se para celebrar se permanecem a indiferença, a dureza ou a falta de reconciliação. A comunhão celebrada na Eucaristia pede gestos concretos de diálogo, perdão e verdade na vida quotidiana
Viver como comunidade cristã é escolher, todos os dias, o caminho exigente do amor que constrói e gera vida. Que esta Palavra nos ajude a crescer numa fé mais coerente, capaz de tornar a nossa comunidade um verdadeiro sinal do Evangelho.
A nossa Missão é ativa, celebramos Missas em Português, temos Catequese, grupos Corais, grupos de jovens, Grupos de preparação para o Crisma, preparações de Baptismos, preparações de Casamentos, reuniões de Catequistas, reuniões de Pais, acompanhamos as pessoas, visitamos os doentes, Festas de Nossa Senhora de Fátima… diversas festas e eventos na Comunidade ao longo de cada ano Pastoral.
É uma Missão de Língua Portuguesa que abrange os Cantões de: Luzern, Zug, Obwalden, Nidwalden, Uri e Schwyz.
Os Católicos de Língua Portuguesa não possuem Igreja própria. Agrupam-se assim no seio de uma Missão que encontra os seus laços junto de diversas paróquias territoriais.
A Missão é composta por 5 Comunidades:
Baar, Erstfeld, Ibach, Luzern, Schenkon.
A capela na da nossa Missão
Weystrasse 8 - Luzern